aprender
computer
Qual a idade pra criança ter seu próprio computador?

Se você tem filho pequeno deve estar se perguntando, ou se perguntou em algum momento, qual a melhor idade pro seu filho ter seu próprio computador. Ao mesmo tempo que queremos que nossos pequenos tenham todas as vantagens do mundo e desenvolvam todas as habilidade possíveis, não queremos que fiquem expostos aos “perigos” da internet. Coloco perigo entre aspas porque não acredito que ele exista quando ha uma supervisão dos pais.

Independente se os pais podem ou não dar um computador, existe um bom e um mal momento para isso. Crianças muito pequenas não vão entender e podem até ficar frustradas porque não vão conseguir fazer o que querem no computador. Elas, pelo menos, precisam entender o texto e ter um amadurecimento físico e emocional com o teclado.

Minha experiência mostrou o seguinte. Eu dei um computador pro meu filho mais velho quando ele tinha 6 anos. Eu e meu marido achamos, quando ele aprendeu a ler e escrever, que já estava na hora de ganhar um computador. No início fiquei preocupada em ele entrar em sites que não deveria mas sabia que existia o “parenting control” que foi bastante usado no começo. Mas ele não entrava nesses sites porque não tinha como chegar neles, era muito imaturo o seu uso do computador ele só entrava no que colocavamos pra ele. Acabou usando muito pouco o computador, apenas pra algumas pesquisas de escola e percebi que havia dado o computador um pouco antes do necessário. Mas isso não foi um problema, o computador ficava lá sem incomodar ninguém. Um ano depois ele começou a usar mais o computador, começou a trocar emails com os avós e os amiguinhos da escola começaram a usar o Club Penguin, onde marcavam encontros pra brincar juntos. Era muito legal ver os amigos conversando, entendendo que podiam se comunicar através do computador.

Depois veio a fase de entrar em sites que brincavam na escola ou sugestões que eu mandava. Uma delícia! Como sempre estou presente quando ele brinca no computador não me preocupo mais com “parenting control” mas quem não pode ficar de olho é bom por. É bem prático e funcional!

Alias, se estiverem na dúvida de qual computador comprar. Eu comprei pro meu filho um iMac. Acho muito intuitivo, bonito e rápido. Adoro! Recomendo!

 

 

Cantora, compositora, atriz, apresentadora de TV, blogueira, mãe e geek.

Leave a comment