Entretenimento
Sabra_01
Entrevista com Gustavo Sabrá do canal “Prova Isso, Filho?”

Sabra_02

Criar bons hábitos alimentares nas crianças não é uma tarefa fácil.  Para incentivar o paladar do filho Gabriel, o pai Gustavo Sabrá teve uma idéia sensacional. Estimulado pela vontade do filho ter um canal no Youtube, eles criaram “Prova Isso, Filho” onde, a cada episódio, Gabriel – ou Biel – precisa experimentar um alimento diferente.

Os vídeos são muito divertidos e o ruivinho Biel dá um show! Carismático, simpático e atento a detalhes do alimento, ele observa, cheira, degusta, tece comentários e faz conexões com sabores que já conhece. O pai, Sabrá, apresenta os alimentos e também faz a prova. A dupla estimula crianças e famílias a provarem os alimentos, além de atenderem sugestões que vêm dos comentários dos videos. Lá, observei o feedback positivo, famílias se identificam com a situação da falta de interesse do filho com alguns alimentos e assistem aos episódios juntos.

 O MãeGeek amou a proposta do canal!

Se você também quer conhecer um pouco mais sobre o trabalho deles, confira a entrevista que fizemos com o Gustavo Sabrá, pai do Gabriel, ou Biel, do canal “Prova Isso, Filho?

MãeGeek: Como surgiu a idéia do canal “Prova Isso, Filho?”

Sabrá: Biel sempre quis ter uma canal no Youtube e queria que eu participasse com ele. No início ele queria algo relacionado ao Minecraft, mas existem muuuitos canais do tipo, fora que nunca fui muito ligado a games, então o convenci que seria legal a gente fazer um canal diferente, falando de algum assunto que não seja tão abordado. Como sou ligado a cerveja e estudo o assunto, propus a gente fazer um canal em que eu provaria uma cerveja recém lançada e ele uma bebida diferente, um suco ou um refri esquisito.

Existem alguns canais de cervejeiros do tipo, mas nenhum com pai e filho provando algo. Achei que poderia ser algo legal. Gravamos o piloto e adoramos. Só que conversando com a mãe do Gabriel (a Carol) ela sugeriu que não ficássemos presos a bebidas e que tivesse tb comidas pro Biel provar. Como ele sempre foi muito chato pra comer, achei que seria uma boa idéia.

Procurei canais que pudessem ter essa abordagem e não achei nada. Nem canal gringo. Existem sim canais que colocam crianças pra provar comidas diferentes, mas nada só falando disso. Resolvi então abolir a cerveja do canal e focar só nas comidas que Biel nunca teve coragem de provar. E deu super certo!

E foi assim que surgiu o Prova Isso, Filho! A gente tem recebido muitas mensagens legais de pais e mães que mostram nosso canal pro filhos pra motivá-los a perder o medo de provar coisas novas e eles ficam mega empolgados com a idéia. Descobrem que fazer isso pode ser divertido. Temos recebido até vídeos de crianças tomando coragem e provando comidas diferentes. Resposta melhor que essa, impossível!

 MãeGeek:A boa alimentação dos filhos é uma grande questão para as famílias. O Gabriel passou a se alimentar melhor depois das experiências gastronômicas do canal?

 Sabrá: Sim, sem dúvidas. Claro que esse tipo de coisa leva tempo, mas a postura do Biel mudou completamente. Antes do canal ele tinha pavor de provar coisas novas, mas agora ele pede para provar. Aos poucos ele vai se animando a conhecer novos alimentos e introduzir no dia-a-dia dele. Ainda temos um longo caminho, mas o primeiro passo já foi dado. Fora que a gente se diverte muito gravando os vídeos.

 MãeGeek: E em tão pouco tempo de canal vocês tiveram o convite para participar do programa da Fatima Bernardes na TV Globo. Como foi essa experiência para vocês?

Sabrá: Foi muito legal! Um amigo meu trabalha na direção do programa e mostrou nosso canal pros diretores. Eles viram os episódios e adoraram! Chamaram e gente e lá fomos nós! Eles não só mostraram alguns trechos de episódios no ar, como fizeram a pauta toda do primeiro bloco do programa na nossa idéia. Colocaram todos os convidados pra provar várias comidas. Biel provou jiló, pepino e carne de bode! Nos divertimos muito!

 MãeGeek:Qual o episódio que fez mais sucesso no canal e porque?

Sabrá: Posso dizer que foram 2 episódios que mais fizeram sucesso. O primeiro, que Biel prova um refrigerante orgânico foi o que teve mais views (mais de 6k!) e o quinto, que Biel prova shitake foi o que teve mais comentários (mais de 300!). Confesso que o que eu mais gosto é o segundo episódio, que ele prova um doce japonês de feijão. Foi muito engraçado gravar esse vídeo.

 MãeGeek:Que dicas você daria para as famílias estimularem a boa alimentação dos filhos?

Sabrá: A dica que eu dou é não forçar a barra e ser criativo na hora de apresentar um alimento novo pro seu filho(a). Dessa maneira, além de não traumatizar, a criança (ou adulto, sei lá. rsrsrs) vai se divertir comendo e ficar mais aberta e curiosa a descobrir novos sabores. Leva tempo, mas é só ter paciência e insistência.

Sabra_03

 Que legal!! Obrigada pela entrevista Sabrá e parabéns pelo canal “Prova Isso, Filho”.

 E você, gostou? Como é a alimentação dos seus filhos?

 Aqui em casa, meu filho de 5 anos é curioso e gosta de experimentar alimentos diferentes. Mesmo que, à princípio, não goste de algo, eu insisto e não desisto. Às vezes é preciso apresentar o alimento de 10 a 15 vezes antes da criança aceitá-lo por completo. Tenha paciência, respeito ao tempo da criança e muito amor pois essa é só mais uma fase.

PROVA ISSO, FILHO! | EPISÓDIO #1 – REFRI ORGÂNICO

PROVA ISSO, FILHO! | EPISÓDIO #5 – SHITAKE

PROVA ISSO, FILHO! | EPISÓDIO #2 – ANKO (DOCE DE FEIJÃO)

A carioca Bianca Jhordão é apresentadora, repórter e vocalista / guitarrista de uma das mais celebradas bandas do cenário underground brasileiro, o Leela. Na televisão, Bianca apresentou programas nos canais Nickelodeon, PlayTV, Canal Brasil e Canal Sony. Também é DJ e mãe do Theo, de 5 anos.

1 Comments

Leave a comment