aprender
maegeek-Carona_a_pe-116
Cidadania a caminho da escola, do parque, da rua ;-)

maegeek-CARONA1

Explicar a cidadania para o público infantil nem sempre é tarefa simples: são diversas situações e nem sempre eles têm vivência suficiente para entendê-las. Foi pensando em auxiliar na formação de um cidadão consciente que diversos movimentos surgiram pelo mundo, com o objetivo de construir uma nova relação entre o indivíduo e a cidade onde vivem.

Aqui em São Paulo, o pioneiro neste movimento para o público infantil foi o Carona a Pé, uma startup de mobilidade e educação, que pretende despertar adultos e crianças para a importância de andar a pé e construir uma nova relação com o entorno. Rolando desde junho de 2015, seu objetivo é reunir a comunidade escolar que mora próxima e possa percorrer junto o trajeto de ida e/ou de volta da escola em pequenos grupos, em um horário pré-estabelecido, seguindo uma rota determinada.

Incentivando a independência e a interação com os vizinhos, a startup privilegia a confiança, a cooperação e o conhecimento das crianças, além de contribuir para a diminuição do trânsito e o aumento das atividades físicas. Uma criança que anda e conhece seu entorno tem noção da realidade que a cerca e é mais bem preparada para as diversidades do cotidiano.

Viver a cidadania só traz benefícios e não tem contra-indicação ;-)

maegeek-Carona_a_pe-149

DICA: Para quem quer manter os pés em movimento, vale uma visita ao SampaPé, com suas caminhadas pela cidade. Ou pesquise aqui a opção que melhor se encaixa ao seu perfil de caminhante e sebo nas canelas!

Designer gráfica, atua há mais de 20 anos no mercado carioca e paulistano, atendendo a diversos segmentos. Além de mãe geek apaixonada, descobriu-se há pouco tempo como padeira amadora, tudo junto e misturado ;-)

Leave a comment