Entretenimento
Slide - o hoverboard da Lexus
A hoverboard é real, finalmente! E veio do Japão (sorry, Doc…)

Se você faz parte do grupo de mães e pais geek que cresceram assistindo os filmes da trilogia De Volta para o Futuro, ou que a conheceram tardiamente mas também se tornaram fãs da dupla McFly e Brown, você sabe que a proximidade do aniversário de 30 anos de uma das franquias mais queridas do cinema geek foi responsável por uma enxurrada de produtos interessantes para os fãs neste ano. Entretanto, nada se compara ao que foi apresentado pela Lexus, na semana passada, quando a subsidiária de luxo da Toyota fez a divulgação mundial da sua hoverboard. Batizada de Slide pela empresa japonesa, a hoverboard nipônica ainda não atende a todas as expectativas dos herdeiros cardinais da casa McFly, mas nem por isso é menos impressionante .

Segundo a Lexus, o princípio de funcionamento da Slide é o da levitação magnética, algo que soa bastante familiar para quem se lembra do Hendo hoverboard, um projeto lançado na plataforma Kickstarter no ano passado. A diferença principal entre os dois está no fato de que o projeto da Lexus utiliza um supercondutor – que cria um tipo diferente de campo magnético daquele gerado por condutores tradicionais como os do Hendo.

Mas a prancha voadora magnética ainda não está pronta para entrar na mochila de Marty McFly. Ela flutua apenas um pouco acima do chão e só pode fazê-lo quando está sobre uma superfície metálica. A Slide levita utilizando 32 reservatórios de supercondutores, que precisam ser resfriados por nitrogênio líquido a cada 10 minutos. O resfriamento por nitrogênio líquido é o responsável pelo efeito esfumaçado que pode ser visto no vídeo de divulgação da Lexus. Além disso, a prancha pesa 11,5 kg.

Por enquanto, a Slide ainda não está disponível comercialmente, então, não, você não pode comprá-la. (E, se pudesse, provavelmente precisaria do Almanaque também). Mas você pode assistir ao vídeo de divulgação aqui:

 

Curtiu? Deixe seus comentários na aqui no blog ou na nossa página do Facebook.

 

 

 

 

Old School Nerd. Já produziu programas educativos para TV e escreveu para blogs de tecnologia. Especialista em Biotecnologia com formação multidisciplinar em Humanas e Exatas. Mãe, curiosa e apreciadora de tecnologia, literatura, filmes, fotografia, boa música e nerdices.

Leave a comment